De que forma nossa mente se comunica com o Universo?
Conceito de Universo: A matemática explica que, um universo (U) é uma classe que contém (como elementos) todas as entidades que se deseja considerar em uma certa situação.
Trazendo para o nosso assunto, quando mencionamos Universo, queremos expressar, um conjunto em seu aspecto mais amplo, contendo todas as pessoas, lugares e situações, cada qual com suas crenças, julgamentos e opiniões.
Assim sendo, interprete “Universo” da forma como melhor lhe convir: o Todo, Deus, o Cosmos, Eu Superior, Consciência Maior, Energia Cósmica, Criador, etc.
Comunicação com o Universo:
O Universo, não entende a língua portuguesa ou qualquer língua específica de um determinado país. A forma pela qual o Universo se comunica é através de fequências.
Frequência, pode ser definida como “o número de ocorrências de uma determinada vibração, ou oscilação, por unidade de tempo”.
Assim como ocorrem em outras medidas, por exemplo quilometro ou litro, a frequencia possui uma unidade específica para medi-la, que é chamada de Hertz, abreviação “Hz”.
Vejamos a seguir os principais tipos de frequências, facilmente aplicáveis para fins de Feng Shui: Cor, Som e Formas (geometrias).
Cor
Cores são frequências energéticas. Quando recebemos raios de luz de diferentes frequências podemos perceber cores diferentes destas, como combinações.
A luz branca que percebemos vinda do sol, por exemplo, é a combinação de todas as sete cores do espectro visível.
Quando a luz passa pelas gotinhas no céu e refletem o arco Iris significa que a luz branca consegue ser dividida em várias frequências desde o vermelho até o violeta. Apenas, o infra vermelho e o ultra violeta não são perceptíveis a nós..
A cor é a forma de energia, mais perceptível e fácil de aplicar nos ambientes.
Estudos comprovam os efeitos das cores no corpo e na mente das pessoas. Cada cor envia informações subliminares ao nosso cérebro e estimula determinadas áreas e ainda desperta diferentes sensações e emoções.
É muito importante que as cores que nos cercam estejam em sintonia com os nossos desejos e metas de futuro, pois somos afetados por elas o tempo todo, vibrando e influenciando de maneira positiva ou negativa cada individuo. A filosofia tradicional chinesa afirma que existe cinco elementos essenciais: fogo, metal, terra madeira e agua. Cada um desses elementos tem uma cor ou tonalidade correspondente. Portanto, tente não inclinar demais em uma única cor, mas criar um equilíbrio elemental no seu ambiente.
Forma
Os padrões geométricos estão na base de todas as formas encontradas na natureza, desde a estrutura do átomo até a formação de galáxias, passando pelas flores e animais, incluindo o próprio ser humano.
As formas naturais, todas harmônicas entre si, criam vibrações específicas. E as frequências dessas vibrações sustentam o equilíbrio de tudo que existe no Universo.
Nossa civilização, com suas formas retas e desproporcionais, nos condiciona a vibrar em frequências dissonantes das de nossa própria natureza. Com isso, começamos por nos sentir cansados, nosso sistema imunológico se debilita, podemos ficar desanimados, deprimidos e ao final até doentes.
O simples fato de contemplar as formas da natureza é capaz de reequilibrar nosso organismo . Isso inclui não apenas estar ao ar livre, mas também decorar a casa, fotografias de plantas, paisagens, jardins, etc.
A técnica do Feng Shui é harmonizadora, justamente porque organiza as cores e formas em um ciclo construtivo similar ao existente na natureza.
Som
Tudo no universo tem vibração e tudo que vibra, produz som. O som é uma vibração mecânica do ar e se propaga pela movimentação das moléculas de oxigênio.
Cada objeto, desde parafusos, dobradiças, almofadas até moveis e afins possuem um tipo de massa e, portanto, energia.
Por serem objetos inanimados, eles acabam por absorver a energia vital e em constante transformação de seres vivos como nós, humanos e também das plantas e animais.
Se estamos num ambiente onde temos uma vigília de pensamentos e atos que estão sempre emanando numa frequência positiva, teremos um ambiente harmônico.
Ocorre que, somos incapazes de controlar nossos pensamentos e intenções o tempo inteiro. Estamos também em constante transformação e em processo de aprendizado e evolução.
Por isso, pode acontecer desta orquestra que temos na nossa casa (composta por todos os objetos e tudo que temos nela) ficar desafinada.
O Feng Shui nos ensina à equalizar as frequências através do som, com Solfegios, mantras, sinos (pin tibetano ou qualquer outro).
O sino tocado no ambiente funciona como “afinar uma orquestra”.
Quando temos frequências diferentes num imóvel (pensamentos, sentimentos e comportamentos individuais de cada morador), essas formas-pensamentos vão fazendo com que tudo naquele ambiente (paredes, móveis, objetos, almofadas) entre em desarmonia.
No Feng Shui, aprendemos que ao tocar um sino, um sofeggio ou sons da natureza, tudo entra na mesma frequência. Assim evitamos que padrões negativos, até mesmo espectros, sejam constituídos naquele ambiente.