O que é o Baguá?

O que é o Baguá?

O Baguá é uma forma geométrica que é a base do Feng Shui.

Ele mapeia a posição dos cinco elementos, permitindo uma ampliação, manutenção ou correção da energia.

Cada lado chamamos de Guá. Cada Guá representa um aspecto da vida e os elementos, cores, números e ponto cardeal.

O Baguá simula a construção existente na natureza e como somos parte dela, perceber essa construção em nossa casa ou ambiente de trabalho, nos transmite segurança, bem estar e acolhimento.

É exatamente essa sensação que precisamos ter ao obedecer o ciclo orientado pelo Baguá. Cada setor da vida não está posicionado por acaso ou por algum motivo relacionado com nossas necessidades. Eles estão ali a partir dos pontos cardeais e toda uma observação de astronomia e da natureza, onde cada elemento representa a evolução no ciclo da vida, trazendo para as localidades de terrenos e casas, a mesma construção existente na natureza.

As duas esferas dentro da forma octagonal, simbolizam a ideia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta-se dentro de si um sentimento oposto.  Representa o princípio da dualidade existente em toda a natureza, o “yin” e o “yang”. Conceito oriundo do taoísmo e similar em várias religiões ou filosofias em todo globo.

Para sustentar o bem-estar de qualquer espaço, é importante entender a aplicação da teoria Yin-Yang em um nível prático e simples.

  • Yin (energia passiva) é a energia de relaxamento que você precisa para levar a vida de forma serena. Está nas cores calmas ao seu redor, na música ou sons suaves e agradáveis, em imagens relaxantes,  etc.
  • Yang (energia ativa) é a energia expressa em sons e cores fortes e vibrantes, luzes brilhantes, energia ascendente, plantas altas,  agitação, etc.

As energias Yin-Yang não podem existir de forma isolada. Elas coexistem e uma define a outra. Um lar com Feng Shui precisa ter uma relação harmoniosa dos ritmos das energias ativas e passivas (Yin e Yang). Equilíbrio sempre!

Norte – Carreira / Trabalho – Água

A área do Trabalho e da Carreira está relacionada a expressão do seu “Eu”. Representa a nossa missão de vida associada ao nosso trabalho.  

O ponto cardeal Norte traz a frequencia da flexibilidade, adaptabilidade, persistência. Por estar ligado à água, relaciona-se com nossas emoções, nossa essência, aquilo que faz parte da nossa alma.

Nordeste – Autoconhecimento / Espiritualidade –Terra

A área da Espiritualidade está associada à sabedoria, à informação e aos insights gerais. Também está ligada à sua vida espiritual, religiosa, ao crescimento pessoal e ao autodesenvolvimento.   Se você deseja se tornar mais estudioso, sábio e evoluir sua consciência, tenha especial atenção nesta área. 

Leste – Família – Maderia Jovem

A área da Família cuida do relacionamento com nossos pais e antepassados. Visa estabelecer uma relação harmoniosa com eles. Esse guá simboliza nossas raízes. Também representa a saúde hereditária.

>>> Atenção para o aspecto do “Pertencimento”.

Todos que fazem parte da família tem o direito de pertencer. Isso inclui os que morreram precocemente, os natimortos, deficientes, os maus, os filhos abortados e outras pessoas para quem a família não quer olhar, ou simplesmente “esqueceu” de dar o seu devido lugar de pertencimento.  É muito comum, pessoas serem esquecidas porque lembrar delas traz sofrimento, mágoa ou revolta.  

Entretanto, enquanto cada pessoa não for lembrada ou reconhecida, o “Sistema” não segue seu fluxo natural.  Quando alguém é esquecido, ou excluído, está sendo negado a um membro a pertinência no Sistema, e isso irá gerar uma necessidade irresistível do próprio Sistema de restabelecer a integridade perdida e compensar a injustiça cometida, gerando conflitos.

Sudeste – Prosperidade – Maderia Adulta

A área da Prosperidade diz respeito ao seu fluxo de caixa e à sua situação financeira, porém, vai muito além das riquezas materiais. É um estado de espírito. Cada pessoa pode ter uma definição diferente de prosperidade e essa área representa a fartura e abundância em sua vida, seja qual for a sua definição.

Sul – Sucesso   – Fogo

De modo prático, representa como as pessoas nos exergam, se estamos tendo reconhecimentos por parte dos filhos, cônjuge, familiares, amigos, pessoas do trabalho. É a área da fama e do reconhecimento público.

Sudoeste – Relacionamento – Terra Aquecida

A área dos Relacionamentos está conectada com as relações afetivas de nossa vida e também a relação, de modo geral, com o outro.

Oeste – Criatividade – Metal Maleável

A área da Criatividade no baguá representa nosso futuro. Onde geramos e criamos nossa realidade.   Diz respeito as habilidades que temos em executar os planos aqui no mundo físico, tirar das ideias e colocar na prática. Ter objetivos e metas bem planejadas e ter iniciativa para executá-las.

Também é a área dos filhos.

Noroeste – Amigos / Viagens  – Metal Rígido

A área dos Amigos é a área das pessoas que nos ajudam na vida, dos amigos tanto do céu quanto da terra. Representa os nossos facilitadores e bem feitores. Também é a área dos clientes e das viagens.

Centro do imóvel – Saúde – Terra

Representa a nossa saúde física, mental e emocional. Representa nosso eixo, nosso centro, nossa paz e equilíbrio. Se esta área está equilibrada, ela irradia energia para todas as demais áreas. Simboliza nossa base, nosso chão.